domingo, 28 de junho de 2015

OBESIDADE E O ESTRESSE - ESTRESSE ENGORDA?


OBESIDADE E O ESTRESSE - ESTRESSE ENGORDA?




Há um aumento de apetite, fruto de uma reação combinada de agentes químicos que são desencadeados pela tensão.

São neurotransmissores e hormônios que, além de aumentar a fome, provocam o acúmulo de gordura, principalmente nas regiões abdominal, do tronco e rosto.

O estresse é muito individual. Por vezes o que é estressante para alguns é lazer para outros....
Existem alguns tipos de estresse que nos acometem sem percebermos. Por exemplo, o estresse causado pela poluição magnética que estressa nossas células interferindo no funcionamento de nossos órgãos. Sobre isso estudo mais aprofundado em: http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/7.html
Pois bem, o estresse crônico faz com que seja liberado cortisol no organismo numa quantidade em que o próprio organismo não consegue metabolizar por completo.
Tudo que é em excesso dificulta o funcionamento natural do corpo.


Esse cortisol em excesso traz como consequência o armazenamento de gordura, principalmente no abdômen, além de retenção de líquidos.  O metabolismo propício ao acúmulo de gordura levam à obesidade.
O cortisol é conhecido por cortisona. Este hormônio faz engordar, não só porque aumenta o apetite, mas porque estimula a produção de células de gordura e as tornam mais infladas, além de inibir a queima das que estavam estocadas. Isso nos explica porque mesmo sem comer muito algumas pessoas podem ganhar peso.



Aquela gordura que acumula em áreas da região abdominal e na região dos quadris. Então, o estresse pode fazer com que ela aumente consideravelmente.


Lembrando que independente do sexo, a gordura localizada na região abdominal é mais nociva que a gordura localizada nas coxas e regiões dos quadris ou costas. Pois precipita o aparecimento de doenças do coração e do diabetes.
O estresse também gera ansiedade.
Se observarmos o que chamamos de “compulsão” alimentar, vamos perceber que muitas vezes ela ocorre em períodos de ansiedade.



O descontrole emocional e aumento do estresse também podem estar sabotando toda sua dedicação em perder peso e seguir uma reeducação alimentar, pelo fato de aumentar a compulsão alimentar por alimentos engordativos.
O cortisol está ficando conhecido como hormônio do estresse.

Apresenta efeito metabólico, estimula a glicogenólise pelo fígado e reduz moderadamente a utilização de glicose por quase todas as células do organismo.

Como não gastamos toda esta glicose, ela é armazenada no nosso corpo na forma de gordura, abaixo da pele, no tecido adiposo.

O cortisol ainda é um imunossupressor, ou seja, diminui nosso sistema imunológico e ficamos mais suscetíveis a adoecer.



Sabe ... veja a importância de perceber seu estado emocional. Nosso corpo é ÚNICO e sofre interferências das nossas emoções.

As pessoas querem MUITO emagrecer e acabam ficando ansiosas.

A falta de saúde é a consequência de um conjunto de fatores que levaram o organismo a desarmonia e ao desequilíbrio.
Mais em:


FICO A DISPOSIÇÃO:
helofontoura@hotmail.com